O Ministério da Saúde realiza, na tarde desta quarta-feira (5), uma coletiva de imprensa na qual anuncia a inclusão de crianças de cinco a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.
GZH teve acesso a um documento que será enviado aos Estados e municípios com as orientações da imunização. A pasta decidiu não exigir a prescrição médica de pais ou responsáveis. O ofício afirma que o Ministério da Saúde recomenda a inclusão da vacinação das crianças de forma não obrigatória no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
No documento, o governo federal apenas recomenda um termo de assentimento de pais ou responsáveis que não estiverem presentes no momento da vacinação – e não cita mais receita médica.
De acordo com a estimativa do Ministério da Saúde, feita com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Sul tem 968.960 crianças de cinco a 11 anos. Esse número representa 4,73% da população total brasileira nessa faixa etária. A distribuição das vacinas pela pasta vai respeitar esse coeficiente de representatividade.