O ambulatório pós-covid de Porto Alegre, local que oferece reabilitação aos pacientes que contraíram coronavírus, já realizou 600 consultas em quase cinco meses de operação. Inaugurado em 12 de julho, o espaço funciona no Centro de Saúde IAPI, no bairro Passo d’Areia, e já avaliou 147 pacientes. Atualmente, 68 pessoas continuam em acompanhamento. Os serviços oferecidos são fisioterapia, enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, acupuntura, nutrição e osteopatia.
Segundo a coordenadora do ambulatório, Aline Casaril, cansaço, ansiedade e insônia são as principais sequelas relatadas pelos pacientes atendidos.
— Nós temos observado entre os relatos que os sintomas são parecidos, e nós explicamos que a parte muscular e a metabólica foram muito afetadas pelo processo inflamatório da covid, e isso é difícil de aparecer em exames. O sintoma está ali, mas é difícil explicar para quem está em volta. Parece só um desânimo, mas muitos pacientes acabaram desencadeando depressão pelas limitações que eles tiveram por conta das sequelas do coronavírus — relata a profissional.
Casaril destaca que, entre as sequelas desencadeadas na saúde mental dos pacientes, estão questões como a reorganização das perdas, limitações para enfrentar o dia a dia e a dificuldade para retomar as atividades.
— É como se fosse um abalo das pessoas que foram para a guerra. A pessoa sente muita culpa, ou por ter pego ou por ter passado covid, culpa porque foi ela que viveu e o familiar morreu. Muitos têm dificuldade para retomar suas atividades antigas, de se reconhecer nesse novo momento. Ficam tentando buscar o que eles eram antes e reorganizar a sua vida a partir disso.
Para chegar até o ambulatório, o paciente precisa consultar em uma das unidades de saúde do município e receber o encaminhamento. Os casos mais graves são direcionados ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que oferece o serviço há mais tempo. Não há um limite de tempo para que o paciente seja atendido.
O Centro de Saúde IAPI fica na Rua Três de Abril, no bairro Passo d’Areia, e a equipe do ambulatório pós-covid é composta por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acadêmicos e professores dos cursos de Fisioterapia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Nutrição da Unisinos.