A farmacêutica AstraZeneca entrou com um pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para acrescentar uma terceira dose no esquema vacinal do imunizante. Atualmente, a bula da vacina prevê duas doses para imunização completa. A produção da vacina, no Brasil, é feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A solicitação da farmacêutica prevê uma vacinação homóloga, ou seja, a aplicação de mais uma dose da vacina da AstraZeneca nas pessoas maiores de 18 anos que receberam as duas aplicações do mesmo imunizante há pelo menos seis meses.
O mesmo pedido também já foi feito à agência reguladora pela Pfizer, que também quer alterar o esquema da sua vacina de duas para três aplicações no Brasil.
Cabe à Anvisa a avaliação da segurança e de eficácia da aplicação de uma terceira dose das vacinas, com base nos dados de estudos e pesquisas apresentados pelos laboratórios. Para que haja alteração na bula, os estudos clínicos devem demonstrar uma manutenção do perfil de segurança do produto e indicar a eficácia atingida com a dose adicional.
Nas próximas semanas, a Janssen também pretende submeter os dados para a agência com o objetivo de incluir uma dose de reforço para quem tomou a vacina de dose única do laboratório, que poderia ser aplicada com um intervalo mínimo de dois meses.
Os pedidos da AstraZeneca e da Pfizer divergem das novas orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta semana em relação à dose de reforço para toda a população acima de 18 anos. A pasta recomenda, preferencialmente, a utilização da vacina da Pfizer como terceira dose, independentemente do laboratório das duas primeiras aplicações.
Estudos encomendados junto à Universidade de Oxford mostraram aumento na imunidade quando há a chamada vacinação heteróloga, ou seja, uma mistura de vacinas fabricadas por tecnologias diferentes.
Segundo o Ministério da Saúde, para quem tomou duas doses da AstraZeneca (feita com vetor viral) ou da CoronaVac (com vírus inativado), por exemplo, o melhor seria tomar uma terceira dose da Pfizer (de RNA mensageiro).