Pelo menos mais dois hospitais do interior do Estado registram problemas com cancelamentos e reagendamentos de exames e tratamentos em áreas como oncologia, neurologia e cardiologia em razão da suspensão do fornecimento de insumos entregues exclusivamente pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), órgão ligado ao governo federal.
Único serviço de medicina nuclear na região noroeste do Estado e referência para 120 municípios, o Hospital de Caridade de Ijuí teve impacto de 90% em sua agenda de exames e tratamentos. A falta dos radiofármacos afeta o diagnóstico e tratamento nas áreas de oncologia e cardiologia.
Em Erechim, o Hospital Santa Mônica está sendo impactado pela suspensão no fornecimento. De acordo com o médico responsável pelo serviço, Eduardo Herz Berdichevski, além do desabastecimento de isótopos como tecnécio, lutécio e iodo, utilizados nos exames e terapias, outros fármacos fornecidos pelo Ipen estão em falta há meses.
— Realizamos exames como cintilografia cerebral, que é determinante para o diagnóstico de determinadas demências. O fármaco utilizado nesse tipo de exame não é fornecido há muito tempo. Se realizamos uma cintilografia do tipo neste ano, foi lá no começo de 2021 — disse.
Na região sul do Estado, a agenda desta semana foi reorganizada e os atendimentos foram antecipados na Santa Casa de Pelotas, segundo a assessoria de imprensa da instituição.
Outras oito instituições já haviam confirmado o problema ao longo da semana, incluindo o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Complexo da Santa Casa e o Instituto do Cérebro da PUCRS.
A interrupção no fornecimento desses fármacos, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, está impactando entre 400 e 450 clínicas, com prejuízo para até 9 mil pacientes por dia no país. A entidade diz que, há meses, vem alertando o governo federal a respeito do problema.
Na semana passada, o governo federal liberou R$ 19 milhões para a importação e produção de insumos, mas a verba garantirá somente duas semanas de fornecimento a hospitais e clínicas do país.