Mais três mortes de pacientes ocorreram no surto de coronavírus enfrentado pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, desde 4 de agosto. O total chega, assim, a 33 óbitos.
O boletim divulgado no final da manhã desta quarta-feira (8) não aponta novos casos de covid-19 em relação à atualização da última sexta-feira (3): são 171 diagnósticos positivos (97 pacientes e 74 profissionais de saúde).
As vítimas mais recentes são duas mulheres, de 59 e 71 anos, e de um homem de 63 anos. Todos residiam na Capital e apresentavam diversas comorbidades. Três pacientes estão no Centro de Tratamento Intensivo, e 16 são atendidos em leitos de enfermaria. Quarenta e cinco já receberam alta.
Entre os colaboradores, cinco permanecem em isolamento domiciliar e 65 retornaram ao trabalho. As categorias mais afetadas foram a dos técnicos de enfermagem, com 25 doentes, e a dos auxiliares de higienização, com 14.
De acordo com o Conceição, duas áreas permanecem com surto ativo _ uma de circulação de pacientes e outra de profissionais. A variante Delta é a causa confirmada, e as visitas seguem suspensas.
Situação no Clínicas
No Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que monitora dois surtos de coronavírus, mais uma morte ocorreu nesta madrugada. O paciente também tinha doenças crônicas e estava internado na enfermaria covid. O total de mortes no HCPA é de três.
As áreas atingidas pelo surto _ uma unidade de internação e a creche para os filhos dos funcionários _ contabilizam 23 casos de infecção pelo coronavírus. A creche havia sido fechada na sexta-feira para a realização de testes e foi reaberta hoje.
A entidade encaminhou seis amostras de secreção coletadas em exames para sequenciamento genômico, para possível identificação de variantes do sars-cov-2. Os resultados são aguardados para a semana que vem.