Mais três mortes foram registradas no surto de coronavírus que afeta o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, desde 4 de agosto. Em boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (3), o total de vítimas fatais chega a 30. Entre pacientes e funcionários infectados, são 171 casos de covid-19.
Na comparação com a atualização anterior, de terça-feira (31), apenas mais um diagnóstico positivo foi acrescentado. Sete pacientes estão no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e 18 em leitos de enfermaria. Até o momento, 42 receberam alta. Nenhum profissional de saúde está hospitalizado, cinco permanecem em isolamento domiciliar e 64 já retomaram suas atividades.
Os óbitos mais recentes, de três mulheres, ocorreram em 31 de agosto, 1º e 2 de setembro. As idades, as cidades de residência e os históricos de saúde são os seguintes: 86 anos, de Charqueadas, com acidente vascular cerebral (AVC) e provável câncer de pâncreas com metástase no fígado; 67 anos, de Morrinhos do Sul, com doença arterial, úlcera de membro inferior, suspeita de trombose e presença de comorbidades (diabetes, hipertensão, cardiopatia e doença renal crônica); 74 anos, de Porto Alegre, com câncer em estágio avançado.
Na quarta-feira (1º), a instituição confirmou que não há mais dúvidas de que o surto foi provocado pela variante Delta do sars-cov-2, mais transmissível e identificada pela primeira vez na Índia. Cinco análises detalhadas de exames coletados de pacientes já provaram a presença dessa cepa.
Situação no Hospital de Clínicas
No Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), dois surtos de coronavírus seguem em acompanhamento em uma unidade de internação e na creche para filhos de colaboradores. Até agora, são 21 casos de covid-19 identificados em pacientes, funcionários e um aluno – três novos diagnósticos positivos desde quinta-feira (2). Uma morte foi confirmada. Dois pacientes continuam no CTI e apresentam quadro estável.
De acordo com o HCPA, as atividades da creche foram suspensas hoje para que uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde realize a testagem de todos os alunos, funcionários e estagiários assintomáticos – a turma em que os casos foram identificados já estava sem aulas. A reabertura será na próxima quarta-feira (8), quando todos os resultados deverão estar disponíveis.