O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) divulgou nota de esclarecimento na tarde desta quinta-feira (16) sobre a publicação da mais nova nota informativa do Ministério da Saúde, que recomenda a não vacinação de adolescentes sem comorbidades entre 12 e 17 anos.
Segundo o Cosems/RS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), os municípios devem manter a vacinação dos adolescentes de 17 anos sem comorbidades, pois há autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso da vacina da Pfizer, imunizante recomendado em bula para esse público.
O conselho reforça que essa estratégia está consolidada em todo o Brasil e em países como Estados Unidos, Chile, Canadá, Israel, França e Itália.
A nota do Cosems/RS diz ainda que "aguardamos nova manifestação do Ministério da Saúde em respostas aos esclarecimentos solicitados pelo CONASS e CONASEMS, bem como as deliberações da reunião que acontecerá hoje às 14h com a Câmara Técnica Assessora do PNI (Programa Nacional de Imunizações) com a participação do CONASEMS, para poder avançar na campanha e ter um posicionamento definitivo sobre o tema . Lamentamos mais uma vez esse inconveniente e descompasso das diretrizes do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde com a realidade dos municípios".
Leia, na íntegra, a nota do Cosems-RS:
Nota de Esclarecimento: Porto Alegre, 16 de setembro de 2021
Assunto: Nota Informativa do Ministério da Saúde suspendendo a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.
Prezados (as),
Diante da publicação da Nota Informativa do Ministério da Saúde nº 1/2021- SECOVID/GAB/SECOVID nesta quarta-feira (15), em que volta atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, contrariando a outra publicada pelo próprio MS em 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esses adolescentes a partir do dia 15/09, que impulsionou os municípios do RS para organização e preparo para iniciar a vacinação nesse público.
O COSEMS do RS em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado recomenda aos municípios que mantenham as orientações emitidas na última Resolução CIB n° 314/2021, limitando-se a vacinação para a faixa etária de adolescentes de 17 anos sem comorbidades, visto que há autorização pela Anvisa do uso da Vacina Comirnaty (Pfizer/Biontech), exclusivo imunizante recomendado em bula para esse público. Cabe salientar que vários municípios já estão com a vacinação de adolescentes em curso, visto que essa já é uma estratégia consolidada em todo Brasil dentre outras nações como EUA, Chile, Canadá, Israel, França e Itália.
Aguardamos nova manifestação do Ministério da Saúde em respostas aos esclarecimentos solicitados pelo CONASS e CONASEMS, bem como as deliberações da reunião que acontecerá hoje às 14h com a Câmara Técnica Assessora do PNI (Programa Nacional de Imunizações) com a participação do CONASEMS, para poder avançar na campanha e ter um posicionamento definitivo sobre o tema .
Lamentamos mais uma vez esse inconveniente e descompasso das diretrizes do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde com a realidade dos municípios.