O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou nesta quinta-feira (2) mais 19 casos da variante Delta no Rio Grande do Sul. Assim, o Estado já soma 87 notificações da cepa em pacientes gaúchos. O anúncio foi feito após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, confirmar o sequenciamento da cepa indiana, que é mais transmissível. Outras 148 amostras prováveis de Delta ainda aguardam confirmação da Fiocruz, totalizando 235.
Os novos casos, conforme o Cevs, são de residentes de Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Caxias do Sul, Esteio, Viamão, Guaíba, Porto Alegre, Paraí e Santo Ângelo. A Secretaria Estadual da Saúde não confirmou ainda se alguma das amostras positivas para Delta têm ligação com o surto no Hospital Conceição.
Ontem, a instituição confirmou que o surto de coronavírus registrado desde 4 de agosto tem origem na variante indiana. De acordo com a médica epidemiologista Ivana Varella, coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da instituição, cinco amostras já foram confirmadas pela Fiocruz e outras 12 amostras de testes ainda aguardam laudo e devem ter resultado positivo, o que elevará o total de casos de Delta para 17 no hospital.
O Rio Grande do Sul faz sequenciamento parcial das amostras para identificação de prováveis variantes. A confirmação, no entanto, precisa de sequenciamento genômico completo, que é feito pela Fiocruz.
Onde estão os casos confirmados:
Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Esteio, Garibaldi, Gramado, Guaíba, Itaqui, Nova Bassano, Novo Hamburgo, Panambi, Paraí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Triunfo e Viamão.