O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou, nesta terça-feira (17), mais 37 casos da variante Delta do coronavírus. O próprio Cevs atestou 11 infectados e outros 26 foram sequenciados por laboratórios especializados da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Feevale. As análises ocorreram por meio de sequenciamento genético completo feito nos mesmos moldes praticados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com isso, o RS passa de 15 para 52 casos confirmados da variante. Pelo menos uma amostra é relativa ao surto do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Os casos confirmados pela Vigilância em Saúde são moradores dos municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Passo Fundo, Alvorada, Caxias do Sul, Triunfo, Esteio e Porto Alegre. Todas as amostras já tinham passado por sequenciamento genético parcial.
Além dos resultados do Cevs, 26 amostras de pacientes infectados pela Delta tiveram material genético analisado pelo Laboratório de Bioinformática Aplicada a Microbiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Laboratório de Microbiologia Molecular Universidade Feevale. As universidades também usaram a tecnologia de sequenciamento genético completo.
Dessas análises, quatro casos foram detectados em Santa Maria, incluindo a infecção de uma criança de seis anos, além de duas mulheres, de 45 e de 31 anos, e um homem, de 73 anos.
Já o sequenciamento feito pela Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, apontou que 25% de 86 amostras de coronavírus coletadas em 12 municípios do Rio Grande do Sul identificou a presença da variante Delta.
Casos prováveis
Junto com a confirmação, o Cevs ainda divulgou novos 40 casos prováveis de Delta nesta terça-feira. Desses, 28 foram identificados por sequenciamento parcial do Cevs e os outros 22 foram identificados pelo laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por uma outra técnica, de RT-PCR. O número total de prováveis da variante aguardando confirmação no Estado está em 90.
Entre os municípios com casos prováveis, estão amostras encaminhadas para sequenciamento genético provenientes de Cidreira, onde um surto determinou o fechamento de prédios públicos e a retomada das aulas online na rede de escolas e creches do município.
Municípios com casos confirmados
Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Gramado, Nova Bassano, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santana do Livramento, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo.