O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre, confirmou novas mortes e casos de covid-19 no surto que atinge a instituição desde o início do mês. De segunda-feira (16) para terça (17), ocorreram dois novos óbitos. No total, 12 pessoas já morreram em decorrência do surto de coronavírus —todas elas eram pacientes. O total de diagnósticos positivos para a enfermidade também subiu de 110 para 124 nesta última atualização. Na soma geral, são 42 profissionais de saúde e 82 pacientes infectados, informou o Conceição no boletim diário divulgado na manhã desta terça.
Dos 82 pacientes infectados pela doença, 52 já receberam as duas doses da vacina. Nesta atualização, 45 seguem hospitalizados em enfermarias, oito estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 17 já receberam alta. Além dos 12 óbitos já citados.
Uma das vítimas é uma mulher, de 79 anos. Ela tinha comorbidades cardiológicas e havia tomado uma dose da vacina contra a covid-19 em maio. A outra morte é de um homem, de 70 anos. Ele tinha problemas cardiológicos e pulmonares e havia tomado as duas doses do imunizante.
Entre os profissionais de saúde, do total de 42 positivados para a covid-19, 33 estão em isolamento domiciliar, um está hospitalizado, dois receberam alta e seis já retornaram ao trabalho. Segundo o Conceição, 34 destes colaboradores estão com o esquema vacinal completo.
O Hospital Vila Nova, localizado na zona sul da Capital, confirmou nesta terça-feira que a Unidade Clínica 6 da instituição registrou mais um paciente positivado para o coronavírus. Esse caso foi identificado na sexta-feira (13) e confirmado nesta manhã. Atualmente, são 13 pacientes infectados e um funcionário com exame positivo somente nesta unidade.
O Hospital Vila Nova informou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi comunicada e foram adotadas medidas de condução para contenção de novos registros da doença. A entidade ressaltou que os pacientes positivos foram transferidos para a enfermaria covid. Outros quatro internados foram deslocados para a unidade de suspeitos. Eles aguardam os resultados de exames e estão sendo monitorados.
A unidade conta com 51 leitos ao total e chegou a ser bloqueada no dia 10, mas no domingo (15) foi novamente liberada para internação após passar por higienização, segundo a entidade.
O surto de covid na unidade clínica 6 do Vila Nova começou no início deste mês, quando um funcionário apresentou o primeiro caso em 2 de agosto. No dia 6 deste mês, foi mapeado o primeiro caso de paciente com coronavírus nesta unidade. Vale lembrar que, em julho, o Vila Nova confirmou que a Unidade 1 tinha surto de covid-19. Porém, essa situação da unidade já foi controlada, segundo o hospital, já que nenhum novo caso foi registrado desde o dia 6 agosto na Unidade 1.
Já o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) afirmou que os dois últimos exames com profissionais da área administrativa, onde foi identificado o surto de coronavírus, tiveram resultados negativos. A entidade diz que esses resultados apontam para a contenção do surto. Até o dia 10 de agosto, foram identificados 8 casos positivos e, desde então, os demais foram negativos. Todos os trabalhadores com infecção confirmada apresentam quadros leves da doença, diz o HCPA.