O número de casos confirmados no surto de coronavírus identificado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) continua em oito, de acordo com boletim divulgado no final da manhã desta sexta-feira (13). Todos são funcionários de área administrativa e estavam vacinados. Os quadros são considerados leves, sem necessidade de internação.
Algumas das amostras de secreção passarão por sequenciamento genômico para detecção de possíveis variantes do sars-cov-2. A Vigilância Sanitária municipal acompanha a situação.
O último teste positivo foi registrado na terça-feira (10). Desde então, outros colaboradores do setor tiveram amostras coletadas para exames pelo Serviço de Medicina Ocupacional, resultando em 11 diagnósticos negativos. Três ainda aguardam resposta e outros três serão submetidos a testes nesta sexta. Ao todo, 25 funcionários passaram por avaliação.
Em diferentes áreas do HCPA, surgiram nove positivados, o que a instituição considera compatível com o que foi observado em outros momentos da pandemia.
Consultas e procedimentos agendados por pacientes estão mantidos. A instituição segue cumprindo medidas de contenção já divulgadas anteriormente: afastamento de suspeitos, trabalho remoto para empregados com atividades que não necessitam ser realizadas presencialmente, intensificação do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e reforço de orientações básicas pelas áreas técnicas.
Restrições para visitantes e acompanhantes podem ser conferidas neste link.