Aumentaram os números de casos positivos e de óbitos devido ao surto de coronavírus detectado na semana passada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. De acordo com atualização divulgada no final da manhã desta sexta-feira (13), são 71 pacientes e 31 funcionários infectados, totalizando 102 casos, e sete óbitos até o momento.
No boletim de quinta-feira (12), eram 89 diagnósticos positivos (66 pacientes e 23 colaboradores) e cinco mortes. As duas novas vítimas fatais são mulheres, residentes na Capital, e faleceram ontem.
Uma delas, de 64 anos, foi internada em 22 de julho e, de acordo com a instituição, apresentava graves comorbidades: doença pulmonar obstrutiva crônica em quadro agudo e distrofia muscular. A outra, de 47 anos, com HIV positivo, estava hospitalizada desde 18 de junho e enfrentava pneumonia bacteriana e septicemia (infecção generalizada).
Entre os pacientes, 47 estão internados em leitos de enfermaria, enquanto sete precisaram ser transferidos para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Dez já receberam alta.
No grupo dos funcionários, um está hospitalizado. Os 31 testes positivos para covid-19 se referem a 16 técnicos de enfermagem, 10 auxiliares de higienização, dois profissionais da área de nutrição, dois estagiários e um médico. Três deles já retornaram ao trabalho e 26 permanecem em isolamento domiciliar.
Considera-se que o surto tenha sido provocado pela variante Delta, mais transmissível e detectada inicialmente na Índia. Amostras de exames coletados no hospital passaram por sequenciamento genômico parcial no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), que aguarda a análise final da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
– É um surto diferente. Pela transmissibilidade alta, provavelmente, se trata da Delta – avalia a médica epidemiologista Ivana Varella, coordenadora do Núcleo de Epidemiologia do Conceição.