Em nota divulgada no final da manhã desta quinta-feira (12), o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) informou que o surto de coronavírus identificado na instituição nesta semana segue contabilizando oito casos até o momento.
Todos são funcionários de uma mesma área administrativa, estavam vacinados contra a covid-19 e apresentam quadro leve da doença, sem necessidade de internação. Outros colaboradores do setor tiveram resultado negativo.
A suspeita é de que o surto teve início a partir da infecção contraída por um desses oito funcionários, fora do hospital. Fábio Dantas, médico do trabalho e chefe do Serviço de Medicina Ocupacional (SMO) do HCPA, destaca que o fato de todos estarem imunizados reforça a importância da manutenção dos cuidados preventivos.
— A vacina não impede a infecção. Pessoas vacinadas não desenvolvem doença grave. Muitas vezes, elas nem têm sintomas que sugerem covid-19 e acabam assumindo comportamentos de risco. É o momento de reforçar que todos os vacinados precisam, fortemente, manter o uso da máscara e o distanciamento social — observa Dantas.
As amostras de secreção coletadas de alguns dos positivados passarão por sequenciamento genômico para detecção de possíveis variantes do sars-cov-2. Os resultados são aguardados para a próxima semana, e a Vigilância Sanitária municipal foi acionada para acompanhar a investigação.
De acordo com o HCPA, não foi identificado surto em áreas assistenciais. Há outros seis casos pontuais de trabalhadores com diagnóstico positivo para coronavírus, de diferentes setores. O número, conforme o SMO, é compatível com o que vem sendo costumeiramente identificado durante a pandemia.
O HCPA reforçou medidas para contenção do surto, que incluem afastamento de casos suspeitos, implementação de trabalho remoto para os funcionários com atividades que não precisam ser realizadas presencialmente, intensificação do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e reforço das orientações básicas pelas áreas técnicas.
Consultas e procedimentos agendados estão mantidos. Permanecem em vigor restrições que já estavam estabelecidas em relação a visitantes e acompanhantes de pacientes. Confira abaixo:
Unidades de internação
- Todas as visitas aos andares de internação estão suspensas.
- Em casos excepcionais, serão permitidos acompanhantes mediante avaliação da equipe assistencial para pacientes com dependência e/ou necessidades especiais. Se for necessária a entrega de pertences ao paciente, o familiar responsável receberá orientação sobre o melhor horário e dia para ir ao hospital.
Pediatria, UTI Pediátrica e Emergência Pediátrica
- Não estão permitidas visitas.
- É permitido um acompanhante durante as 24 horas do dia. A troca de acompanhante deve ocorrer junto ao leito. Casos específicos somente serão permitidos mediante avaliação da equipe assistencial.
Neonatologia
- Não estão permitidas visitas.
- É permitido um acompanhante por turno. A troca deve ocorrer no térreo. Casos específicos somente serão permitidos mediante avaliação da equipe assistencial.
Internação obstétrica
- É permitido um acompanhante, sem troca.
- Gestantes: sábado ou domingo, das 11h às 15h.
- Puérperas: diariamente, das 11h às 15h.
Centro Obstétrico
- É permitido um acompanhante por paciente.
Emergência
- Não estão permitidas visitas a pacientes com quadro suspeito ou confirmado de covid-19. A equipe assistencial fará contato telefônico com o familiar responsável para transmitir informações sobre o estado de saúde do paciente.
- A visita aos demais pacientes fica restrita a uma única pessoa, no horário das 16h às 16h30min.
- A permanência do acompanhante será permitida mediante a avaliação da Enfermagem.
CTI
- Não estão permitidas visitas a pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19. As informações sobre estado de saúde serão transmitidas por contato telefônico, das 16h às 18h.
- A visita aos demais pacientes fica restrita a uma única pessoa: das 11h30min às 12h.
- Situações específicas serão avaliadas pela equipe assistencial.