Em razão de um surto de covid-19 que começou na prefeitura, aulas foram canceladas e prédios públicos interditados em Cidreira, no Litoral Norte. O prefeito Alexsandro Contini assinou um decreto determinando a restrição das atividades depois que sete funcionários públicos confirmaram resultado positivo para a doença. Já nesta quinta-feira (12), foram confirmados pelo menos 18 servidores infectados pelo vírus. O aumento atípico de funcionários com sintomas da doença começou ainda na semana passada, conforme Contini.
O decreto de fechamento dos prédios tem validade de cinco dias, com previsão de retomada das atividades na próxima segunda-feira (16). Além dos funcionários públicos, familiares também se contaminaram.
Somente na quarta-feira (11), foram realizados, no postão 24 horas de Cidreira, 70 atendimentos de pessoas com síndrome gripal e coletados 40 testes RT-PCR, sendo que, desses, 24 deram resultado positivo. Um morador de Cidreira está internado em unidade de terapia intensiva (UTI) em hospital de Tramandaí e quatro estão em observação em unidade de referência para covid em Cidreira.
– Estamos aguardando que o comitê interno de acompanhamento da pandemia nos dê mais orientações. Vamos testar todos os servidores e estamos tentando realizar a liberação da segunda dose da vacina para o pessoal da educação – disse Contini.
Desde o começo da pandemia, não ocorreu qualquer outro surto em Cidreira. Com a rápida disseminação da doença, há suspeita de que se trate de casos da variante Delta. Por isso, amostras desses testes serão encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para sequenciamento parcial.
Do total de servidores infectados pelo coronavírus, 11 trabalham no prédio do Executivo, três no Conselho Tutelar, um na Farmácia Municipal e dois no Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Esses locais também foram fechados, assim como as quatro escolas e quatro creches municipais.
Todo o funcionalismo estava trabalhando presencialmente, já que não foi estabelecido regime de home office. Até junho, o expediente esteve reduzido como medida de enfrentamento à pandemia.
Crítica
Com o surto na prefeitura, eventos previstos em pubs e outros espaços do município foram cancelados. Além disso, houve reforço na fiscalização em estabelecimentos comerciais. Contini ainda critica as medidas do governo do Estado. Nos próximos dias, será publicado um decreto estadual com flexibilização de regras para casas noturnas e realização de eventos.
- Está muito errado esse decreto do governador flexibilizando mais. Como gestor, vou fazer o que é possível, ainda não proibimos nada, mas reforçamos os pedidos para que a comunidade evite as aglomerações – ressaltou.