Mais três trabalhadores do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, testaram positivo para covid-19, totalizando 15 profissionais na manhã desta segunda-feira (9). Além deles, outros 39 pacientes tiveram a doença confirmada.
De acordo com a casa de saúde, os três novos casos são de um técnico de higienização e dois técnicos de enfermagem. Ao todo, são cinco áreas afetadas: higienização, neurologia, medicina interna, pneumologia e infectologia.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta segunda, o infectologista do Conceição Renato Cassol confirmou que a suspeita continua sendo de que o surto seja causado pela variante Delta, originária na Índia. Contudo, ainda são aguardados os resultados das amostras enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz.
— Pela velocidade de transmissão e testagem prévia do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), desconfiamos que possa ser essa nova cepa. Pelo menos dois casos nos parecem, pelos exames, ser compatíveis com a Delta. Acreditamos nisso em razão da característica explosiva do surto, que não vimos nem em março, no auge da pandemia.
Entre os infectados, apenas um está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19, afirmou o infectologista.
— Há um paciente em estado grave. Ele tem diversas comorbidades. Os demais, estão estáveis — garantiu.
Acredita-se que a doença mais moderada tenha relação com a imunização, afinal, boa parte dos pacientes contaminados está com o esquema vacinal completo.
_ Foi o que sempre foi dito sobre as vacinas: elas não impedem a contaminação, mas tem um quadro mais brando. Temos dados interessantes na literatura sobre a Pfizer e a AstraZeneca. Infelizmente, ainda não temos dados consolidados da CoronaVac, mas estamos fazendo um levantamento para avaliar.
Para conter o surto, o hospital anunciou, na semana passada, uma série de medidas, incluindo a suspensão das visitas e de alguns procedimentos não urgentes. Pacientes com algum atendimento agendado são orientados a ligar para o hospital a fim de confirmar se o procedimento foi cancelado ou não.
Escute a entrevista na íntegra: