A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, nesta terça-feira (10), mais quatro casos da variante Delta do coronavírus no Rio Grande do Sul. As confirmações da doença estão relacionadas com residentes de Alvorada, Esteio, Sapucaia do Sul e São José dos Ausentes, e todos estão curados da doença, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES).
O sequenciamento parcial já tinha sido realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), portanto, os resultados já eram aguardados.
Assim, o Estado tem 15 casos confirmados da variante e mais 49 amostras prováveis de Delta aguardando confirmação da Fiocruz, que também tiveram resultado positivo em sequenciamento genético parcial. Na semana passada, outros quatro casos foram confirmados.
A secretaria encaminhou à Fiocruz, nesta semana, amostras referentes aos pacientes infectados pelo vírus em surto que acometeu o Hospital Nossa Senhora de Conceição, do Grupo Hospital Conceição (GHC).
Ao todo, 59 pessoas testaram positivo para a covid-19, sendo que pelo menos cinco delas positivaram para a variante, conforme sequenciamento parcial realizado pelo Lacen. Os resultados deverão ser apresentados em uma semana.
No país, o Rio Grande do Sul é o terceiro estado com mais casos da variante. O Ministério da Saúde informou que, até essa terça (10), 570 casos foram identificados no Brasil, resultando em 36 mortes. O Rio Grande do Sul está atrás apenas do Rio de Janeiro, com 206 pacientes, e São Paulo, que registra 96 casos.