Mais uma paciente morreu em decorrência do surto de coronavírus no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. Com esse registro, ocorrido na tarde de segunda-feira (9), o número de óbitos sobe para três. Ao todo, são 59 pessoas que testaram positivo para a covid-19 – até ontem, eram 54.
A morte mais recente foi de uma idosa, de 84 anos, que tinha problemas cardíacos e câncer gástrico, informou a instituição. Ontem, o hospital confirmou a morte de outra mulher, de 58 anos, e de um homem, de 78.
O número de pacientes contaminados também aumentou: agora, são 44, cinco deles em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os demais, estão em leitos de enfermaria e passam bem, garante o diretor-técnico do Conceição, Francisco Paz.
A quantidade de profissionais contaminados se mantém igual a que foi registrada ontem. São 15 e um deles está internado em leito clínico – os demais, em tratamento domiciliar.
Ao todo, cinco áreas do hospital foram afetadas pelo surto: higienização, neurologia, medicina interna, pneumologia e infectologia.
Existe a suspeita de que a série de contaminações tenha sido causada pela variante Delta do coronavírus, que é mais transmissível. Amostras de testes realizados nos infectados foram encaminhados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) à Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O laboratório é responsável por fazer o sequenciamento genômico e confirmar se o surto foi ou não provocado por essa cepa.
— Continuamos com as mesmas restrições, mesmas condutas, fazendo os rastreamentos necessários e estamos aguardando os resultados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) — assegurou Paz, sobre a possibilidade ou não de o surto ter relação com a variante Delta:
— Não recebemos nada ainda, deve sair nesta semana — finalizou.