O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou, na tarde desta quarta-feira (4), mais quatro casos da variante Delta do coronavírus no Rio Grande do Sul. As análises foram realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com as informações recebidas hoje, o Rio Grande do Sul chega a 11 casos confirmados da variante e 34 identificados por sequenciamento parcial aguardando oficialização da Fiocruz. Ainda não há prazo para a confirmação dos casos suspeitos.
Uma das confirmações é relativa a um morador de Gramado, que já era considerado constatado pela Vigilância do Estado, considerando que apresentou resultado positivo em sequenciamento genético parcial realizado no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT). Além disso, esse paciente tem contato direto com outro caso confirmado da Delta no Estado.
O segundo caso comprovado por análise da Fiocruz também entrou em contato com o primeiro paciente confirmado em Gramado. Os outros dois doentes confirmados nesta quarta são de residentes de Esteio e Sapucaia do Sul. Todos os pacientes já estão recuperados e liberados de isolamento.
Até o momento, os casos da variante são de moradores de Canoas, Esteio, Gramado, Nova Bassano, Santana do Livramento e Sapucaia do Sul. Outros infectados pela Delta já identificados por sequenciamento parcial são de Alvorada, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Esteio, Gramado, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Triunfo e Viamão. A Secretaria Estadual da Saúde aguarda análise genética a ser feita pela Fiocruz.
Terceiro Estado com mais casos
O Rio Grande do Sul é considerado o terceiro estado com mais casos da variante Delta no Brasil. Conforme o último balanço do Ministério da Saúde, 287 pacientes foram identificados no país. No cômputo da pasta, já há confirmação de 45 casos no RS. O Estado está atrás somente do Rio de Janeiro, que já identificou 101 casos, e do Distrito Federal, com 54 doentes e maior percentual de infectados por 100 mil habitantes.
Até o momento, entre esses casos, 21 óbitos foram confirmados para a variante Delta, nos Estados do Maranhão (1), Paraná (12), Rio de Janeiro (4) Distrito Federal (4).