"Com 1,90m, ele já não é mais bebê, mas a alegria de trazer para vacinar é a mesma", diz sorridente Nancy Araújo, mãe do jovem Sebastian, 18 anos, na fila para receber a vacina contra a covid-19 no centro de Porto Alegre. Os dois aguardavam em meio a música, balões e até mesmo um boneco do Zé Gotinha presente no Largo Glênio Peres.
Mãe a filho participaram do "Rolê da Vacina", ação da prefeitura que teve início na tarde desta segunda-feira (23) e que busca promover aproximação dos jovens e incrementar o número de vacinados na Capital.
A atividade contou com um micro-ônibus estacionado no Largo Glênio Peres e uma equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde. Uma fila se formou e, enquanto os jovens esperavam sua vez, músicos se apresentavam para chamar atenção sobre a importância da imunização. O clima festivo até gerou aglomeração junto ao Mercado Público logo após a chegada do prefeito Sebastião Melo e outras autoridades ao local.
Conforme a prefeitura, após atingir a vacinação para pessoas de 18 anos ou mais nesta segunda-feira, ações serão realizadas para tentar imunizar pessoas que ainda não receberam a primeira e a segunda dose da imunização.
Uma das jovens que recebeu vacina foi a estudante Franciele Ouriques, de 18 anos. Ela não sabia que poderia se imunizar, mas, ao se informar, já entrou na fila.
— Eu ia no curso entregar uma atividade. Mas daí passei por aqui e vi eles vacinando, aí já parei. Eu estava bem ansiosa, ainda mais num ambiente assim — destacou ela, que foi selecionada para receber a imunização do secretário de saúde, Mauro Sparta.
O cantor tradicionalista Marco Lima, 49 anos, estava se apresentando no evento e aproveitou para comentar sobre o momento em que recebeu sua dose.
— Foi mais tranquilo que tomar coice de cavalo — brincou ele.
O secretário de saúde, Mauro Sparta, celebrou a iniciativa e destacou que o "Rolê da Vacina" será realizado em outros locais da cidade até sexta-feira (27).
— Significa ativamente chegar a esse índice de 18 anos. É como se fosse uma finalização das pessoas vacináveis. É um momento importante. Aqui também temos o intuito de fazer com que todas as pessoas se motivem a vacinar — pontuou.
Programação do "Rolê da Vacina"
Segunda-feira (23)
Unidade Móvel de Saúde no Largo Glênio Peres aplicando primeira dose da vacina para todos os com 18 anos ou mais, das 14h às 18h
Terça-feira (24)
Rolê nos bairros - das 9h às 16h, em dois pontos:
- Rua Dr. Pitres, 61 - Salão da Igreja Menino Jesus de Praga (Esquina Juca Batista, 1800)
- Assis Brasil, 1299 - em frente à loja Bonna Som
Rolê noturno - das 18h às 21h, em um ponto:
- Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina (Estr. Martim Félix Berta, 38 - Rubem Berta)
Quarta-feira (25)
Rolê nos bairros - das 9h às 16h, em dois pontos a serem definidos
Rolê noturno - das 18h às 21h, em um ponto:
- Escola de Samba Imperadores do Samba (Av. Padre Cacique, 1567 - Praia de Belas)
Quinta-feira (26)
Rolê nos bairros - das 9h às 16h - em dois pontos a serem definidos
Rolê noturno - das 18h às 21h, em um ponto:
- Escola de Samba Estado Maior da Restinga (Av. João Antônio Silveira - Restinga)
Sexta-feira (27)
Rolê nos bairros - das 9h às 16h - em dois pontos a serem definidos
Rolê noturno - das 18h às 00h, em um ponto:
- Largo da EPATUR (Av. Loureiro da Silva, 730 - Cidade Baixa)
Sábado (28)
Vacinação na Orla - 11h às 17h - em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude
- Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart, 551 - Centro Histórico)