A prefeitura de Bagé, na região da Campanha, publicou um novo decreto em que abrandou as regras para a realização de eventos na cidade. Antes suspensos ou com restrições rígidas, como proibição da dança, por exemplo, os eventos agora estão permitidos, mediante a apresentação, pelos participantes, da carteira de vacinação contra a covid-19.
As novas regras, publicadas na sexta-feira (6), vigoraram desde o fim de semana. Agora, para entrada em locais de eventos é preciso que a pessoa tenha recebido ao menos uma dose – ou a vacina em dose única – e faça a comprovação apresentando a carteira de vacinação. A exceção é para pessoas com menos de 18 anos, que, se não tiverem comorbidade, ainda não podem se vacinar.
Na cidade, há quase um mês qualquer morador maior de idade pode receber a vacina contra a covid-19. A prefeitura estima que 95% da população vacinável e 70% da população geral já tenha recebido a primeira dose.
O horário de funcionamento de bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, salões de festas e similares também foi ampliado. Com o novo decreto, esses locais podem funcionar até as 5h. Antes, os estabelecimentos podiam operar até as 2h. Outra novidade é a liberação da dança, ainda que só ao redor das mesas – pistas de dança seguem interditadas.
— Podem atuar com essas condições todos os estabelecimentos que trabalham com eventos, que tiverem shows, dança, atividades da parte noturna que envolvam esse contato mais direto — explicou o prefeito da cidade, Divaldo Lara, em entrevista ao Gaúcha Faixa Especial neste domingo (8).
Segundo o prefeito, a permissão da dança, mesmo que restrita ao redor das mesas, dará uma maior movimentação do comércio noturno em Bagé. O objetivo da prefeitura é reaquecer o segmento e abrir espaço para a realização de grandes eventos na cidade.
Mesmo com o abrandamento nas regras, segue obrigatório o uso de máscara na entrada, bem como ao circular pelo local. Também segue exigido o fornecimento de álcool em gel na entrada e nas mesas dos estabelecimentos.