Na terça-feira (22), o Unidos Pela Vacina apresentou balanço do movimento desde o seu lançamento. O encontro foi promovido por Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, e contou com a presença de Eduardo Sirotsky Melzer, CEO da EB Capital, Maria Fernanda Teixeira, co-fundadora do grupo Mulheres do Brasil, e Claudia Sender, membro dos conselhos empresariais e integrante da frente de Comunicação do Unidos Pela Vacina.
Eduardo destacou que, a partir da rede de engajamento, foram adquiridos e doados mais de 332 mil itens, como câmaras frias e refrigeradores, necessários para o armazenamento adequado das vacinas. Também foram doados computadores, caixas térmicas e outros itens que garantem a logística e o armazenamento dos imunizantes. Mais de 1,8 mil cidades brasileiras foram amadrinhadas por empresas e outras várias que estão a caminho, além de 240 outras cidades atendidas por doação. Segundo o CEO da EB Capital, o amadrinhamento ajuda a resolver um problema que não é homogêneo, com doações que atendem as necessidades específicas de cada região.
— Nós consideramos que estamos conseguindo cumprir com o nosso papel de mobilização e de conscientização da sociedade. Nós não compramos as vacinas, mas ajudamos a fazer com que elas cheguem, da melhor forma possível, no braço das pessoas. É isso que a gente quer. A vacina salva vidas e retoma a economia. Esse é o nosso propósito. O Unidos pela Vacina mobiliza a sociedade nessa direção — destacou Eduardo.
O movimento já conta com 230 empresas doadoras, incluindo a participação de pessoas físicas, e já somou mais de 30 milhões de reais arrecadados. Entre as maiores empresas doadoras estão companhias como a Accenture, CCR, Raia Drogasil, Energisa, Cemig, Enel, Magazine Luiza, BRK, MRV, KPMG e Coca-Cola Brasil, que anunciou recentemente apoio ao Estado do Amazonas. No Rio Grande do Sul, a Yara Fertilizantes doou na última semana R$ 500 mil e está atendendo pelo menos 36 municípios gaúchos.
Reforçando a importância de as empresas seguirem se engajando no movimento para acelerar a vacinação em solo brasileiro, Maria Fernanda Teixeira, co-fundadora do grupo Mulheres do Brasil, anunciou a possibilidade de amadrinhamento a partir de pacotes de doações a partir de R$ 7 mil. Quem deseja adotar municípios por entrar em contato pelo e-mail prefeitura@grupomulheresdobrasil.org.br.
No encontro, foi enfatizada a meta de imunizar, pelo menos, 70% da população brasileira até setembro. Responsável pela comunicação do movimento, Claudia Sender destacou que, enquanto o objetivo não é alcançado, o Unidos Pela Vacina segue também com o propósito de conscientização dos brasileiros, desmistificando a vacina e relembrando a importância do uso de máscaras e do distanciamento.
Saiba como ajudar
- Empresas e entidades interessadas em apoiar a iniciativa no RS ou em determinada região ou cidade do Estado devem entrar em contato com o Instituto Cultural Floresta. Telefone: (51) 99149-1108, e-mail: executivo@institutoculturalfloresta.org.br.
- Interessados em contribuir para a doação dos kits podem entrar em contato com o Mulheres do Brasil. E-mail: rs@unidospelavacina.org.br