O Rio Grande do Sul receberá mais 219,5 mil doses da vacina Oxford/Astrazaneca. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Ministério da Saúde anunciou o envio do novo lote de imunizantes na segunda-feira (7) à noite, mas a data de entrega ainda não foi confirmada.
A última remessa de vacinas Oxford/AstraZeneca contou com 356,5 mil doses e desembarcou em Porto Alegre na última quarta-feira (2). Na mesma data, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu um banco de células e outro de vírus para iniciar a produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) do imunizante — o que torna o Brasil autossuficiente na fabricação do produto, uma vez que pode substituir o IFA importado da China.
Na quinta-feira (3), o Estado recebeu mais um carregamento, desta vez com 38.610 doses da vacina da Pfizer. Já nesta terça-feira (8) um novo lote do imunizante da farmacêutica americana, com 146,2 mil doses, deve chegar ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital, às 15h.
Cronograma do Estado
O governador Eduardo Leite anunciou na sexta-feira (4) a previsão de que todos os gaúchos acima de 18 anos estejam vacinados com pelo menos uma dose contra a covid-19 até o dia 30 de setembro. A estimativa é de que a imunização completa de toda a população ocorra até dezembro, já que há prazos diferentes de intervalo para cada tipo de vacina, de acordo com o fabricante.
Confira o calendário de vacinação:
- Junho: 100% do grupo mais vulnerável, 100% dos trabalhadores em educação, primeira dose para adultos entre 50 e 59 anos
- Julho: primeira dose para adultos entre 40 e 49 anos
- Agosto: primeira dose para pessoas entre 30 e 39 anos
- Setembro: primeira dose para adultos entre 18 e 29 anos
- Outubro, novembro e dezembro: concluir a vacinação, com segunda dose, àqueles imunizados com a primeira nos meses de julho, agosto e setembro.