A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (14) a extensão do prazo de validade da vacina contra covid-19 da Janssen de três meses para quatro meses e meio, com os imunizantes armazenados sob temperatura de 2ºC a 8ºC. A decisão foi tomada pela diretoria colegiada do órgão, por meio de sistema deliberativo interno.
Um carregamento da vacina estava previsto para chegar nesta terça-feira (15) ao Brasil, com vencimento previsto para 27 de junho, deixando menos de 15 dias para a aplicação das 3 milhões de doses. Nesta segunda, o Ministério da Saúde comunicou que a entrega foi adiada e que há previsão de que seja realizada ainda nesta semana. Com a decisão da Anvisa, o prazo de validade destas doses será ampliado em um mês e meio.
A Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, solicitou a mudança no prazo de validade da vacina na última quinta-feira (10) para autorização temporária de uso emergencial. A aprovação baseou-se na avaliação dos dados de qualidade dos estudos, que mostrou que o imunizante se mantém estável durante quatro meses e meio. Também foi considerada a decisão da agência reguladora dos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration).
A autorização para o uso emergencial da vacina da Janssen foi concedida em 31 de março. Este imunizante é o único aprovado pela Anvisa em dose única e tem a validade ampliada para 24 meses quando armazenada sob temperatura de -25ºC e -15ºC.