A documentação de mais um imunizante contra a covid-19 desenvolvido na China está em análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília. Nos próximos dias, deve ser conhecida a resposta para o pedido de autorização temporária para uso emergencial da vacina Convidecia, desenvolvida pelo laboratório CanSino Biologics (CanSinoBIO), representado no Brasil pela Belcher Farmacêutica, de Maringá (PR).
Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming celebrou a possibilidade de liberação de mais uma vacina com uma postagem em seu perfil no Twitter — apesar das tumultuadas relações diplomáticas entre os dois países e da permanente tensão que trava carregamentos de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima para a produção da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca no Brasil, em aeroportos chineses.
"A China está comprometida em continuar a ampliar a parceria de vacinas com o Brasil", escreveu Wanming na rede social.
Na última sexta-feira (21), a Convidecia conquistou um avanço importante: um órgão regulador da Hungria concedeu à fabricante um certificado de boas práticas, o que deve facilitar a comercialização do produto com os países da União Europeia.
— Continuaremos a apoiar o fornecimento de vacinas para a China e para outros mercados, contribuindo para a luta global contra a pandemia ao proteger mais vidas — declarou Xuefeng YU, CEO da CanSinoBIO.
Veja perguntas e respostas sobre a vacina da CanSino:
Qual a situação da regulamentação da vacina no Brasil?
A Anvisa recebeu, na terça-feira passada (18), o pedido de autorização temporária para uso emergencial da Convidecia, do laboratório chinês CanSino Biologics (CanSinoBIO). No Brasil, a representante oficial dos chineses é a Belcher Farmacêutica, de Maringá (PR). A Anvisa realiza, no momento, a triagem da documentação para verificar se todas as informações necessárias foram apresentadas.
Antes da formalização do pedido, representantes da Anvisa e da CanSinoBIO participaram de duas reuniões, em março. De acordo com o órgão regulardor de Brasília, foram apresentados, nessas ocasiões, os procedimentos necessários e as informações que a empresa deveria fornecer para dar início à tramitação do pedido.
Qual o prazo para uma resposta da Anvisa?
A agência deve se manifestar em até sete dias úteis, a contar da data do ingresso do pedido, caso todos os requisitos tenham sido cumpridos pela empresa solicitante. Até o início da tarde desta segunda-feira (24), o status da documentação, no site da Anvisa, era o seguinte: 46,27% em análise, 38,25% não apresentados, 15,48% dados insuficientes.
Quais as características da vacina?
O imunizante da CanSinoBIO, produzido a partir de um adenovírus humano não replicante (do qual foi retirado o gene que permite que o vírus se divida, se replique), foi desenvolvido em parceria com a Academia de Ciências Médicas Militares da China.
Quem produz a Convidecia?
A vacina foi elaborada pela farmacêutica chinesa CanSinoBIO, fundada em 2009, na cidade de Tianjin. Atualmente, a empresa está desenvolvendo 16 candidatas a vacinas para 13 diferentes doenças, entre elas, pneumonia, tuberculose, ebola, coqueluche, difteria e tétano. O imunizante contra a covid-19, Convidecia, foi aprovado no país de origem e em outros locais do mundo.
Qual a eficácia da vacina?
De acordo com a farmacêutica, a eficácia é superior a 65% contra todos os casos sintomáticos da doença. O imunizante, conhecido como Ad5-nCoV, tem eficácia geral de 65,28% na prevenção de todos os casos 28 dias após a aplicação da primeira dose, explicou a empresa. Para casos graves de covid-19, a eficácia da vacina é de 90,07% num período de 28 dias após a primeira dose.
Onde a vacina foi testada?
De acordo com a Anvisa, a Convidecia teve estudos clínicos conduzidos no Paquistão, na Rússia, no Chile, na Argentina e no México.
A vacina já está em uso em outros países?
Sim. China, México, Paquistão, Hungria e Chile já autorizaram o uso do imunizante. O Instituto Nacional Húngaro de Farmácia e Nutrição concedeu o certificado de boas práticas à CanSinoBIO na última sexta-feira (21), o que tende a facilitar a entrada do imunizante na União Europeia e em outros países.
Quantas doses são previstas para imunizar uma pessoa?
A vacina é oferecida em apenas uma dose.
Qual a temperatura para armazenamento refrigerado das doses?
Entre 2°C e 8°C.
A quem se destina?
Pode ser aplicada em pessoas saudáveis a partir de 18 anos. A ideia é ampliar o público-alvo para crianças a partir de seis anos.
Qual é a capacidade produtiva do laboratório?
Com uma nova planta fabril em Tianjin, na China, a CanSinoBIO almeja produzir mais de 200 milhões de doses da vacina Convidecia por ano.