Um boato que surgiu no fim de semana causou preocupação nos moradores de Rio Grande, no sul do Estado. Uma mensagem circulou em redes sociais com a falsa informação de que um navio cargueiro teria levado a variante indiana do coronavírus ao porto da cidade.
O boato começou depois que agentes da Polícia Federal e da Receita Federal estiveram, de fato, presentes no porto na tarde de domingo (30). Eles foram ao navio S Jasmine, que estava atracado no cais.
A partir daí, um áudio começou a circular nas redes sociais acompanhado de fotos das equipes no porto e com a informação falsa de que os tripulantes da embarcação, que teria bandeira das Ilhas Marshall, na Oceania, estariam contaminados com a cepa indiana da covid-19. Segundo o boato, os agentes teriam ido ao local para evitar a entrada da tripulação em Rio Grande.
Mais tarde, a Superintendência do Porto informou que tratava-se apenas de uma fiscalização de rotina no navio, que na verdade vinha da Colômbia. A ofensiva visava buscar por produtos ilícitos e por tripulantes que eventualmente não estivessem autorizados a estar a bordo. Clique aqui para conferir a nota na íntegra