A entrada de uma nova marca de canabidiol nas farmácias brasileiras deve facilitar a vida de quem precisa desse tipo de medicação no país. Com a aprovação de comercialização por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os produtos da Nunature devem chegar às drogarias em julho, com preços mais baixos do que aqueles oferecidos pela Prati Donaduzzi, única farmacêutica com autorização de venda no país até abril. As informações são do portal da Exame.
Atualmente, segundo o site, um frasco de 3.000 mg de canabidiol isolado da Prati Donaduzzi custa cerca de R$ 2,3 mil. A expectativa é de que a entrada da concorrência ajude a baixar os preços. Para fazer a distribuição, a empresa já tem contratos com a rede Raia Drogasil, mas ainda quer chegar a 60 mil farmácias.
O canabidiol é um derivado medicinal da maconha, indicado para o tratamento de várias doenças, como epilepsia e dores crônicas, dependendo de cada caso. Estudos apontam benefício para enfermidades como epilepsia, esquizofrenia, Parkinson, Alzheimer, autismo, dores crônicas, ansiedade, depressão e efeitos da quimioterapia. A compra desses remédios pelos pacientes só pode ser feita com um tipo especial de receita.
No Brasil, a venda de produtos derivados da Cannabis foi regulamentada em dezembro de 2019. Desde então, empresas interessadas em desenvolver ou importar esses produtos para venda podem solicitar registro à agência, para venda mediante apresentação e retenção de receita. A venda em farmácias de manipulação é proibida.
Como o cultivo da planta para fins medicinais não é permitido pela Anvisa, as indústrias farmacêuticas que desejarem produzir remédios no país precisam importar os subprodutos da planta, como óleos, sais e extratos. A importação da planta ou de partes dela segue proibida.