Aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (19), os testes realizados pela Sichuan Clover Biopharmaceuticals para o desenvolvimento de uma nova vacina contra a covid-19 serão aplicados no Rio Grande do Sul. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre informou que vai participar da pesquisa SPECTRA, nome do estudo feito pela farmacêutica chinesa. Para colocar em prática os testes, o HCPA está selecionando voluntários acima de 18 anos que ainda não foram infectados pelo coronavírus. Interessados precisam preencher formulário disponível neste site.
Segundo o Clínicas, o estudo será randomizado, ou seja, realizado por meio de um sorteio: um grupo de pessoas receberá a vacina em estudo e outro grupo, um placebo, o denominado grupo controle.
A Anvisa divulgou nesta segunda-feira que a vacina candidata (SCB-2019) deve incluir até 22 mil voluntários distribuídos entre países da América Latina, além de África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido. No Brasil, planeja-se incluir 12,1 mil voluntários, distribuídos entre Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.
Para esta autorização, a Anvisa analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, incluindo estudos não clínicos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de estudos clínicos em andamento. Os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável das vacinas candidatas.