Depois de autorizada a vacinação contra a covid-19 nos profissionais das forças de segurança, municípios gaúchos já deram início ao processo de imunização. Neste sábado (3), Canoas e Viamão, na Região Metropolitana, Santa Maria, no Centro, e Passo Fundo, no Norte, iniciaram as aplicações em profissionais das Guardas Municipais, Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Bombeiros e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Tramandaí, no Litoral Norte, e Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, começaram o processo na sexta-feira (2).
Em Canoas, que tem 1.055 doses destinadas para esse público, a expectativa é imunizar entre 700 e mil trabalhadores só neste sábado, diz o secretário de Segurança Pública, Emerson Wendt.
– Em 15 minutos de vacinação, houve 45 aplicações – afirmou o secretário pouco depois das 8h, horário em que começou a imunização.
Viamão, que recebeu do Ministério da Saúde 285 doses para trabalhadores da segurança, oferece as vacinas em três pontos do município. A estimativa é concluir as aplicações neste sábado.
– Estamos organizados em três frentes de vacinação, com quatro equipes para imunizar nossa força viva no enfrentamento da covid-19 – explicou o prefeito Valdir Bonatto.
Servidores da BM, da Guarda Municipal, da Polícia Civil e da Susepe também estão sendo imunizados, até meio-dia, em Santa Maria. Na segunda-feira (5), recebem as doses trabalhadores do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF). Embora a PF não esteja incluída neste grupo, a previsão de imunização da categoria está mantida na cidade.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a prefeitura explicou que o prefeito, Jorge Pozzobom, está tratando do assunto com o vice-governador, Ranolfo Vieira Jr., e “caso não seja o entendimento do Estado, será explicado para a categoria”. Ontem, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o vice-governador destacou que a decisão de não incluir a PF nesta etapa foi tomada após conversas com a Superintendência da PF, que entendeu que seria difícil colocá-los dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Em Passo Fundo, que tem 710 doses para este público, a vacinação começa às 14h, no CTG Lalau Miranda. Estima-se que todas as vacinas sejam aplicadas hoje.
Na Capital, a imunização das forças de segurança ocorre entre a segunda e a quarta-feira (7), em dois drives-thrus exclusivos para esse grupo. Ao todo, serão 7.435 profissionais vacinados em Porto Alegre.
Caxias do Sul, na Serra, trabalha com a perspectiva de começar a vacinar esses trabalhadores a partir de terça (6).