A chegada de mais um lote com 23.395 vacinas contra a covid-19 a Caxias do Sul, na tarde desta Sexta-feira Santa (2), vai permitir que a cidade comece a imunizar trabalhadores das forças da segurança pública na semana que vem. A expectativa otimista, segundo o secretário da área, delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, é que a aplicação se inicie a partir de terça-feira. O número de agentes que serão atendidos nessa fase no município ainda não foi definido. A secretaria de Segurança trabalha no levantamento dos dados.
– Estamos organizando e, na segunda-feira, teremos a definição já sobre a segurança pública – disse o secretário.
Ainda na segunda, a prefeitura deve informar como se dará a sequência do cronograma de vacinação dos idosos em função da antecipação da imunização para parte do grupo da segurança. Na segunda, serão vacinadas as pessoas com 65 anos ou mais e, na terça, com 64 ou mais.
Já entre os agentes, receberão a primeira dose de imunizante todos os servidores ativos da Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Guardas Municipais que se enquadram nas especificações da Nota Técnica 297/2021 do Ministério da Saúde, publicada nesta semana. A nota elenca como prioritários os trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; em resgates e atendimento pré-hospitalar; diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19 e nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independentemente da categoria.
Da mesma forma que tem ocorrido até o momento, a cada município cabe organizar como será o sistema de vacinação. Não há ordem de priorização para esses servidores, como idade, por exemplo. O critério fundamental é que o servidor esteja na ativa. Contudo, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade da Rádio Gaúcha, na manhã desta sexta, o vice-governador e secretário de Segurança do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, explicou:
– Eu, hoje vice-governador e secretário, sou delegado da Polícia Civil da ativa. Vou me vacinar (agora)? Não, porque não me enquadro nessa nota técnica. Não estou fazendo atividade-fim de polícia neste momento, não estou fazendo fiscalização direta. O policial civil que está em uma atividade administrativa, que não é convocado para fazer fiscalização de distanciamento controlado, em tese, não estaria enquadrado na nota técnica. Tem que estar enquadrado no que diz a nota técnica. O mesmo vale para todas as instituições.
A partir das próximas remessas do governo federal, devem ser contemplados peritos criminais, examinadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) e Forças Armadas.