O movimento tranquilo, durante a manhã desta Sexta-feira Santa, no drive-thru de vacinação contra a covid-19, nos Pavilhões da Festa da Uva, fez com que o município baixasse a faixa etária do público alvo. Somente nesta tarde, quem tiver 64 anos ou mais pode procurar o local para receber a primeira dose da vacina. A imunização ocorre até as 16h.
A procura foi um pouco maior às 9h, quando teve início a vacinação, mas, às 10h, o número de carros girava em torno de 130 e, perto das 11h, já não tinha fila no local.
Para alguns vacinadores, isso pode ter ocorrido por opção das famílias em dois cenários: o de viajar no feriadão, adiando a vacinação para segunda-feira, ou pela preferência que muitos moradores têm em receber as doses de profissionais conhecidos das unidades básicas de saúde dos bairros onde vivem. Além disso, muitas pessoas ficaram sabendo a idade que seria vacinada nesta manhã.
Qualquer que seja a razão, quem foi aos Pavilhões aprovou a organização e fluidez. Eram 17 equipes vacinando ao mesmo tempo, o que deu agilidade às filas de veículos. Um dos elogios veio do bancário Ariovaldo Felippi, 65 anos, que foi de moto ao drive-thru:
– Fiquei esperando. Às 9h, já estava preparado para vir. Está excelente a organização, tanto o trânsito, quanto a quantidade de mesas e de pessoas aplicando as vacinas. Está ótimo.
A dona Lourdes Pelissoni de Matos, 65 anos, também aproveitou o feriado para iniciar a imunização. Ela contou que estava ansiosa, porque o marido, Orides Ribeiro de Matos, de 67, já tinha se imunizado e enfrentou o medo de agulhas.
– Acordei e disse: liga o rádio para ver. Conseguimos pegar que iam fazer às 9h, daí, viemos para cá. Não dá para perder – comentou a aposentada.
E teve gente que foi de ônibus até a frente dos Pavilhões para garantir a aplicação da dose. Os vizinhos Adão Brum de Camargo e Carlo Júlio Goulart, ambos de 65 anos, saíram por volta das 9h30min do bairro Madureira.
– Moramos perto, nos combinamos e viemos. Eu trabalho dia de semana e meu horário é curto para vim vacinar. Assim, ficou bom – disse seu Carlo referindo a possibilidade de se vacinar durante o feriado.
A situação mudou completamente à tarde, com o anúncio da redução da idade. O movimento se acentuou a partir das 14h e longas filas se formaram na Rua Ludovico Cavinato e na Perimetral Rubem Bento Alves, deixando o trânsito congestionado nas redondezas. Agentes da Fiscalização de Trânsito controlam o fluxo de veículos e pedem que motoristas evitem a região.
Na segunda-feira, dia 5, a vacinação volta a ser para idosos de 65 anos ou mais e, na terça, para pessoas a partir dos 64 anos. Nesses dias, as doses serão aplicadas nos dois pontos de drive-thru (Rua Plácido de Castro, junto à Maesa, e Pavilhões da Festa da Uva), das 9h às 17h, e nas unidades básicas de saúde (UBSs) Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário, das 10h às 16h.
É preciso levar documento oficial com foto e CPF e, se tiver, Cartão SUS. Idosos que já receberam a primeira dose devem aguardar a divulgação das informações para a segunda dose. Os locais de vacinação também são pontos de coleta de alimentos não-perecíveis, destinados ao Banco de Alimentos. As doações são voluntárias.
Até o momento, segundo o vacinômetro da prefeitura, 57.785 pessoas já receberam a primeira dose, em Caxias, e 13.313, a segunda dose.
No final da manhã desta sexta, um novo lote de vacinas contra o coronavírus chegou à Serra. São pouco mais de 60 mil doses para os 49 municípios da área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde. A distribuição aos municípios ocorre nesta tarde. Caxias do Sul fica com 23.395 doses, sendo 22.290 da Coronavac e 1.105 de Oxford/AstraZeneca. Bento Gonçalves recebe 6.440 doses, a segunda maior quantidade da região, e Farroupilha 3.120.