A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregará nesta semana 5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Universidade de Oxford/AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Em comunicado, o instituto anunciou que entregou nesta quarta-feira (14) cerca de 2,2 milhões de doses do imunizante. Na sexta-feira (16), serão mais 2,8 milhões.
Pela primeira vez, as entregas da semana da Fiocruz superam as doses entregues pelo Instituto Butantan, que está com o envase da CoronaVac temporariamente paralisado, à espera de insumos vindos da China.
De acordo com a Fiocruz, o cronograma pactuado com o Ministério da Saúde segue o esquema de entregas semanais e está sujeito à logística de distribuição definida pela pasta.
Mais cedo, o instituto divulgou um boletim apontando para a "circulação intensa" do vírus no país. Até o fim de abril, a situação deve continuar em "níveis preocupantes".
Os pesquisadores ressaltam que as medidas restritivas das últimas semanas têm começado a indicar "êxitos localizados", apesar de ainda não terem diminuído o número de mortes e a demanda hospitalar. É importante, dizem, não flexibilizar as medidas de distanciamento social, para evitar a aceleração do ritmo de transmissão e, portanto, de casos graves de covid-19 nas próximas semanas.