O Ministério da Saúde informou, nesta quarta-feira (14), que 6,3 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus serão distribuídas para os Estados até sexta-feira (16). Serão 3,8 milhões dos imunizantes da Fiocruz (AstraZeneca/Oxford) e 2,5 milhões de CoronaVac, envasados pelo Butantan. Com esse repasse, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil passará da marca de 50 milhões de doses distribuídas em três meses de campanha nacional de imunização.
Cálculos proporcionais, baseados nos últimos carregamentos encaminhados ao Rio Grande do Sul, indicam que o Estado vai receber entre 428 mil e 434 mil doses. O volume a ser enviado para o RS ainda não foi confirmado pelo governo federal.
O Estado recebeu na quinta-feira passada o último lote de vacinas, com 141.800 doses da CoronaVac e 159.750 doses da Oxford/Astranezeca, possibilitando, assim, a ampliação da vacinação dos idosos e forças de segurança no RS.
Segundo a colunista Kelly Matos, o que se espera é que boa parte dos imunizantes da CoronaVac seja destinada à aplicação da segunda dose. Já as vacinas vindas da Fiocruz seriam destinadas aos idosos de 62, 61 e 60 anos. Como o número de doses ainda é incerto, não se descarta que mais um lote seja necessário para cobrir essa parcela da população.