O Comitê Covid-19 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) emitiu nota técnica alertando a população de Pelotas sobre o crescente número de internações e um possível descontrole no município nos próximos dias. A alta taxa de transmissão do coronavírus está se refletindo nos hospitais da cidade.
Pelotas atualmente tem todos os 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para covid-19 ocupados. Além disso, nove pacientes com a doença ocupam leitos de UTI geral. E um paciente ainda aguarda leito intensivo nesta sexta-feira (5). O município já registrou 388 mortes.
Segundo nota assinada por profissionais da UFPel, o número de reprodução para a cidade está em aproximadamente 1,3, ou seja, 100 pessoas com covid-19 podem infectar até 130 pessoas, que por sua vez, podem infectar outras 170, e assim por diante.
Os profissionais recomendam que o município adote medidas mais duras contra a pandemia, como lockdown, de forma a diminuir significativamente a circulação de pessoas nos próximos dias. Além disso, é recomendado pelos profissionais o aumento de leitos, medicamentos, profissionais e do desenvolvimento de estratégias de comunicação para orientar a população.
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, não descarta o anúncio de medidas mais duras nos próximos dias. Segundo ela, novas decisões restritivas estão sendo estudadas, mas ainda não foram definidas.
– Estamos discutindo isso (medidas mais restritivas) no Comitê de Enfrentamento. Ainda não tomamos a decisão - afirmou Paula.