As salas de vacina de 19 cidades gaúchas com mais de 100 mil habitantes receberão câmaras frias para reforço no acondicionamento dos vacinas contra Covid-19, gripe e demais doenças virais e bacterianas. A habilitação para o recebimento dos recursos foi publicada em resolução na última segunda-feira (29).
O repasse do recurso financeiro do Ministério da Saúde será feito do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde. A aquisição dos equipamentos será realizada pela Secretária Estadual da Saúde.
Com isso, de acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri, 100% dos municípios gaúchos com mais de 100 mil habitantes terão acesso a uma câmara fria e um computador em suas salas de vacinas.
As cidades contempladas são Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Uruguaiana e Viamão. Outros 10 municípios irão receber incentivos destinado às Centrais Municipais de Rede de Frio, mas ainda não foi definido quais serão os contemplados.
As câmaras frias são espaços que oferecem condições para a manutenção de medicamentos, como as vacinas contra a covid e os remédios do chamado "kit intubação".