Sem som, por respeito à área hospitalar, mas com uma série de cores e palavras de incentivo, um vídeo que está sendo projetado em uma das paredes externas do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) homenageia os colaboradores envolvidos no combate incessante ao coronavírus. Com início às 19h30min desta terça-feira (9), o evento está programado para se estender durante a madrugada, marcando a chegada do dia 10 de março. É nesta data, mas exatamente um ano antes, que foi registrado o primeiro caso de coronavírus no Rio Grande do Sul.
No intuito de fazer uma surpresa, a direção do hospital não havia avisado previamente os colaboradores sobre a ação. A projeção, que tem 10 metros de altura e três de largura, pegou de surpresa a equipe hospitalar, parte da qual é protagonista do vídeo: enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, recepcionistas, analistas de negócios, seguranças e funcionários de diversas áreas entram em cena segurando placas, nas quais se leem palavras que estão norteando o seu 2021: "resiliência", "generosidade", "cooperação" e "vacina" são algumas delas.
— Está sendo uma batalha muito longa, não temos descanso, não se vê a linha de chegada. Acho que esta é uma homenagem justa para todo mundo que luta a favor do paciente, sem contar que dá muita emoção ver, no vídeo, pessoas que a gente conhece — afirma a técnica da Radiologia Elisabete Peters.
Também acompanhava a ação a técnica em enfermagem da UTI Camila de Oliveira Batista, que disse se sentir incentivada pelo gesto:
— Fui pega de surpresa, ficamos sabendo agora. É um momento sensível e esse gesto nos faz sentir mais acolhidos. As semanas têm sido muito difíceis, a cada dia é preciso encontrar uma força interior inexplicável para ir à luta — afirma Camila.
O objetivo da projeção na parede do hospital é que os profissionais que estão em turno de trabalho possam se ver homenageados. A ação também quer sensibilizar o público que passar pelos arredores da PUCRS para a batalha que as equipes estão travando há um ano contra a pandemia.
Com o tema Motivos para seguir em frente, outros dois locais também estão sendo palco das projeções. O Parque Esportivo da PUCRS tem imagens que ocupam boa parte da parede lateral da estrutura, no sentido Porto Alegre-Viamão da Avenida Ipiranga. Já no prédio 50 da universidade, as imagens têm 10 metros de altura por três de largura.
— Nós todos estamos vivendo um momento que, enquanto seres humanos, nos deixa bastante frágeis. Essa homenagem é um sinal de empatia com a vida do nosso colaborador, que têm se colocado totalmente à disposição pra cuidar de tantas pessoas, principalmente neste período, que é um dos mais graves da pandemia. A homenagem é pequena perto da dedicação dos profissionais, mas é para dar um pouco de alento e para reforçar o quanto eles são fortes — explica Leandro Firme, diretor-geral do Hospital São Lucas da PUCRS.