Quatro idosos morreram após contraírem a covid-19 no Lar de Idosos São José, em Três Passos, no noroeste do Estado. No local foi confirmado um surto da doença. Dos 52 moradores, 21 testaram positivo para a doença.
Nesta sexta-feira (5), dois idosos seguiam internados por conta da covid-19 e outros 15 recebem atendimento na instituição. Conforme a direção do lar, a doença se espalhou de uma forma surpreendente.
— A doença chegou de uma forma muito rápida. Nós tentamos isolar os idosos mais debilitados, que estão acamados, mas não foi possível evitar a contaminação — revelou a diretora do Lar São José, irmã Rosa Marta.
As mortes ocorreram entre os dias 15 a 19 de fevereiro. O surto foi identificado uma semana antes dos moradores do lar receberem a segunda dose da vacina contra a covid-19
Além dos idosos, dois funcionários dos 40 que trabalham no lar também se contaminaram e estão afastados.
Segundo a instituição, após o registro dos casos, o local passou por um processo de higienização total e depois por uma sanitização. Agora, a direção aguarda o encerramento do surto para que a vacinação possa ser retomada.
Em Nonoai, no norte do Rio Grande do Sul, um outro surto de coronavírus resultou na morte de seis idosos que residiam em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos.