O hospital Centenário, em São Leopoldo, comunicou nesta sexta-feira (19) que suspendeu temporariamente a realização de cirurgias eletivas. Conforme a direção da instituição, a decisão foi tomada para garantir o tratamento aos pacientes em ventilação mecânica com a confirmação da covid-19.
O hospital enfrenta dificuldades para abastecer o estoque de insumos anestésicos e sedativos e há registro de falta dos materiais junto as empresas distribuidoras.
Por meio de nota, a direção do Centenário afirmou que a decisão pela suspensão das cirurgias não urgentes “visa direcionar a quantidade ainda disponível destes medicamentos na instituição para manter estáveis a sedação dos pacientes graves e evitar que alternativas menos confortáveis sejam adotadas”. Ainda, que a empresa responsável pela entrega dos insumos já foi notificada, uma vez que houve o pagamento por 10 mil ampolas que ainda não foram entregues.
Por fim, a nota ressalta que a direção do hospital aguarda a manifestação da empresa para dar continuidade às medidas legais cabíveis.
Conforme a direção da instituição, o consumo destes insumos vem ocorrendo em larga escala, com o mesmo material que seria utilizado em um ano no bloco cirúrgico sendo consumido em 10 dias pelos internados na área covid.