A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou nesta quinta-feira (11) que planeja abrir nos próximos 15 dias mais 183 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A abertura das novas vagas ocorrerá por meio da compra e locação de equipamentos pelo governo do Estado que serão enviados a hospitais e pronto atendimentos. Também serão enviados às instituições 10 respiradores doados pela empresa JBS e mais 50 anunciados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira.
Entre os municípios que irão abrir leitos estão Santo Antônio da Patrulha, Palmeira das Missões, Esteio, Alvorada e Cachoeirinha. O pedido de habilitação das novas vagas será encaminhado pela SES ao Ministério da Saúde, responsável por conceder e renovar habilitações e pagar as diárias de UTI aos hospitais.
A secretaria da saúde também implementou, em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), um instrumento para intensificar o empréstimo de respiradores, monitores e até de camas entre as instituições de saúde do Estado. Dirigentes de hospitais devem preencher um formulário e indicar se têm algum tipo de equipamento disponível. De posse dos dados fornecidos, SES e Cosems estão compartilhando as informações e organizando as trocas.
Desde o início da pandemia, o Rio Grande do Sul ampliou em 137% o número de leitos de UTI - eram 933 leitos e agora são 2.214. No entanto, por conta do aumento de internações em função do coronavírus, 436 pacientes estavam em listas de espera, no aguardo de uma vaga em uma unidade de terapia intensiva, até o final da tarde desta quinta-feira (11).