Pela primeira vez desde o início da pandemia, Santa Maria atingiu a lotação máxima de leitos de UTI para pacientes com covid-19. Nesta quarta-feira (3), são 200 internados na cidade com a doença, 80 deles ocupando todos os leitos intensivos disponíveis nos três hospitais de referência. A ocupação já chegou perto de 100%, como na segunda e na terça-feira desta semana, quando havia 78 e 79 internados, respectivamente.
Em outras oportunidades, quando havia menos leitos, a situação também chegou ao ponto de ter apenas uma vaga disponível de acordo com o painel de internações da Secretaria Estadual da Saúde (SES). No entanto, nunca havia se chegado aos 100%. Essa é a quarta vez em 11 dias que o recorde de internados é superado.
São 30 pacientes no Hospital Regional, e 20 no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), que atendem pelo SUS, e 30 no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA), que é privado. Há ainda os 120 internados em leitos clínicos, levando em conta esses mesmos três hospitais e outros quatro da cidade, deixando a ocupação em 68%.
A situação também está quase no limite para pacientes com outras doenças. Há apenas sete leitos de UTI livres para tratamento de outras comorbidades. Apenas um deles atende pelo SUS, no HUSM, onde 13 dos 14 estão ocupados. Há outros dois no HCAA, e quatro no Hospital São Francisco de Assis, ambos privados.
Até o momento, Santa Maria tem 260 mortes em decorrência da covid-19.