Santa Maria atingiu, nesta sexta-feira (26), novo recorde de internados por covid-19. São 160 pacientes hospitalizados. O maior número até então havia sido registrado no último sábado (20), quando eram 151. Nesta sexta, são 67 pacientes em UTI, e 93 em leitos clínicos.
No levantamento desta sexta, também entram seis pessoas que estão internadas em leitos comuns no Hospital da Brigada Militar. Até então, a instituição não recebia pacientes com covid-19. Devido à lotação dos leitos clínicos do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA), o HBM passou a receber pacientes conveniados ao Instituto de Previdência do Estado (IPE).
No Hospital de Caridade são 24 internados nos 30 disponíveis exclusivos para covid-19. Além disso, todos os 52 leitos comuns estão ocupados. A ocupação geral das UTIS do hospital, incluindo outras doenças, é de 91,7%. São 55 internados, sendo 31 com outras doenças.
Já no Hospital Regional, 29 dos 30 leitos de UTI estão ocupados, uma taxa de ocupação de 96,7%.
No Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) são 27 pessoas em estado grave nos 29 leitos intensivos do hospital. Treze delas estão com coronavírus, e 14 estão internadas devido a outros problemas de saúde. A taxa de ocupação das UTIs do HUSM, de forma geral, está em 93,1%.
Novos leitos
A partir da tarde desta sexta-feira, o HUSM conta com mais cinco novos leitos intensivos para o tratamento de pacientes com covid-19. A ampliação da capacidade foi anunciada na quinta-feira (25) pela direção do hospital durante reunião entre o colegiado executivo da instituição e representantes da prefeitura de Santa Maria.
Os leitos funcionarão na nova Central de UTIs do HUSM, que teve as obras finalizadas e entregues em dezembro do ano passado.
Com esses cinco novos leitos, Santa Maria passará a ter 80 leitos intensivos exclusivos para o tratamento da covid-19.