Mais um grupo começou a ser imunizado contra a covid-19 em Santa Maria nesta terça-feira (23). A prefeitura municipal segue resolução da Comissão Intergestores Bipartite da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e disponibiliza 1,6 mil doses para profissionais liberais e de estabelecimentos de saúde em atividade presencial que tenham formação superior. Apesar do aviso de que não haveria necessidade de ir muito cedo para a fila, já que a aplicação começaria somente às 8h, no Parque da Medianeira o primeiro carro chegou por volta das 15h30min de segunda-feira (22).
São dois pontos de vacinação. Um deles é no sistema drive-thru, no Parque da Medianeira, como já ocorreu em duas oportunidades para vacinar idosos com 85 anos ou mais. Lá serão disponibilizadas 1 mil doses.
O outro ponto é para pessoas que forem a pé, na Praça Saldanha Marinho, no Centro, onde 600 profissionais serão imunizados.
Na parque, as amigas e médicas veterinárias Emília Cunha e Franciele Marconatto estavam em segundo na fila. Elas marcaram presença em frente à Basília às 16h30min.
– Foi uma espera tranquila, estamos numa grande expectativa. Queremos essa vacina, é o que todo mundo quer. A noite foi um pouco cansativa, uma dormia um pouco, outra sentava na calçada – relata Emília.
A amiga Franciele também falou sobre o cansaço da espera:
– A expectativa é grande, queremos que essa pandemia acabe logo e que possamos voltar a nossa vida normal. Estou bastante cansada, a espera foi grande, não é muito confortável esperar no carro, mas é por um bom motivo.
Pouco antes de começar a vacinação, a fila de veículos percorria mais de três quilômetros das avenidas Nossa Senhora Medianeira e Hélvio Basso, de um trecho da BR-158 e também da Rua Duque de Caxias.
Na Praça Saldanha Marinho, segundo servidores da prefeitura que faziam a organização da fila e a distribuição de fichas, os primeiros chegaram por volta da 1h desta terça-feira.
A dentista Viviane Guedes, 27 anos, chegou por volta das 5h com alguns amigos.
– Viemos cedo para garantir a nossa vacina, e vai dar certo. Ficamos conversando, comemos um pouco para nos mantermos acordados. Trouxemos cadeiras para descansar um pouco, íamos revezando, um dormia, outro ficava acordado. Felizmente, chegou a nossa vez – comemora.
A fila de pessoas se estendia por quase 500 metros, desde a praça, descendo a Rua Ângelo Uglione, pegando um trecho da Rua André Marques e subindo a Rua Venâncio Aires até quase chegar novamente à praça.
Quem pode ser vacinado
Fazem parte do grupo autorizado a se vacinar hoje médicos, biomédicos, médicos veterinários, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas, psicólogos, profissionais da educação física, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
Mas para quem for buscar a vacinação, além de ter formação em uma das áreas já citadas, é preciso que o profissional esteja em atividade, apresente a carteira de habilitação profissional e um documento que comprove o exercício da profissão, como carteira de trabalho, declaração ou atestado preenchido pelo empregador, contrato de trabalho ou ainda cadastro ativo ou alvará de funcionamento ou localização.
Para autônomos também era necessário preencher uma declaração disponível no site da prefeitura.
Por causa dessas restrições, por mais que sejam da área, não serão vacinados neste momento profissionais da saúde inativos, aposentados, estagiários, de nível técnico, auxiliares ou que estejam atuando a distância.
Polêmica
Houve questionamentos na própria postagem da prefeitura de Santa Maria em sua página no Facebook sobre por que não continuar vacinando idosos ao invés de partir para esse grupo. A superintendência de comunicação da prefeitura respondeu que está sendo seguida a resolução da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e que a vacinação dos graduados não representa o término da imunização dos idosos.
A previsão é de que quinta-feira (25) idosos com 80 anos ou mais sejam imunizados a partir da chegada de mais vacinas. Além disso, a vacinação de idosos com 60 anos ou mais que sejam acamados também continua.
Até o momento, houve duas ações de vacinação de idosos com 85 anos ou mais, com 2.419 pessoas imunizadas, além de outras 685 que moram em lares de idosos.