Por volta das 10h desta segunda-feira (8), chegou ao aeroporto de Santa Maria mais uma remessa de vacinas contra o coronavírus para a Região Central. Desta vez, vieram 10.850 doses do imunizante CoronaVac, que serão distribuídas para os 32 municípios que integram a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Do total, 8.530 serão destinados a idosos a partir dos 85 anos e 2.320 para trabalhadores da saúde.
Assim como nas três remessas anteriores, a maior parte das vacinas ficará para Santa Maria, que é o maior município da região e concentra os hospitais de referência para o tratamento da doença. Serão 5.530 doses para os santa-marienses.
Dessas, 3.690 serão para os idosos acima de 85 anos, a grande novidade na vacinação a partir de agora. A aplicação está marcada para quinta-feira (11), a partir das 13h30min, em nove unidades básicas de saúde do município.
— Nós vamos deixar 3 mil doses reservadas para essa primeira ação na quinta-feira. O restante vai ser para contemplar, mais para frente, os distritos, que também têm idosos acima de 85 anos, que será com a Unidade Móvel de Saúde, e para começar, ainda depois, com idosos acamados — explica o secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas.
O secretário também faz um alerta aos idosos que se encaixam nesse perfil. Ele precisam ser residentes em Santa Maria e é necessário que levem documentos.
— Estamos fazendo essa ação à tarde, porque tem o andamento normal da unidades pela manhã e para não retirar esses idosos de casa muito cedo. Será por ordem de chegada. Reforçando: essa ação nas unidades será apenas para idosos acima de 85 anos, que precisam ser residentes em Santa Maria. É importante avisar também que é preciso levar identidade, CPF e cartão SUS — reforça.
Conforme Ribas, a estimativa, conforme a vacinação contra a gripe, no ano passado, é de que haja cerca de 7,8 mil idosos acima dos 80 anos no município. A expectativa é que cerca de 7 mil tenham 85 anos ou mais.
O restante das 5.530 doses de Santa Maria serão para imunizar 1.840 trabalhadores da saúde. Com esse quantitativo, conforme o secretário, se chegará a mais de 70% dos 16.300 trabalhadores da área imunizados.