A vacinação de idosos de 85 anos ou mais contra a covid-19 começa somente às 13h30min desta quinta-feira (11) em Santa Maria. E apesar de a prefeitura ter recomendado que as pessoas não fossem para as filas antes do horário, o primeiro carro chegou ao Parque da Medianeira, onde ocorrerá a aplicação do imunizante CoronaVac dentro dos veículos, pouco antes das 5h.
Serão nove pontos de vacinação na cidade, sendo oito unidades de saúde que contemplam todas as regiões da cidade e o drive-thru, no Centro.
Por volta das 11h, mais de uma centena de veículos formavam cerca de três quilômetros de fila, desde o Parque da Medianeira, na Avenida Nossa Senhora Medianeira, percorrendo também a Avenida Hélvio Basso e chegando até a BR-158, na chamada Rótula da Uglione.
Encabeçando a fila, o professor de Fisioterapia da UFSM Clauton Machado foi guardar lugar para a sogra, de 88 anos. Ela será a primeira das mil pessoas a serem vacinadas no local.
– Cheguei cedo porque, assim que começar, mais cedo também vamos estar liberados. É fundamental nos vacinar e também fica um gesto de consideração para ganhar um moral com a sogra – brinca o professor.
Com a última remessa de vacina que chegou em Santa Maria (5,5 mil doses), a expectativa é de que 3 mil idosos com 85 anos ou mais sejam vacinados a partir desta quinta.
Já a partir de quarta-feira da próxima semana, idosos que moram no interior do município e também idosos de 60 anos ou mais que sejam acamados serão vacinados.
Conforme a vacinação da gripe no ano passado, há cerca de 7 mil idosos com 85 anos ou mais em Santa Maria.