A prefeitura de Pelotas realiza neste final de semana um mutirão de vacinação contra a covid-19 para ampliar o número de aplicações no município. A iniciativa é organizada nos dois prédios do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e deve mobilizar cerca de 70 profissionais que vão trabalhar na aplicação.
Neste sábado (6), serão vacinados os técnicos e auxiliares de enfermagem e os enfermeiros. Já no domingo (7), será a vez dos médicos, odontólogos e fisioterapeutas. Os profissionais precisam apresentar carteira do conselho da categoria, comprovante de residência e o cartão do SUS.
O município destinou 2.240 doses do último lote recebido pela prefeitura para a imunização de profissionais de saúde estratificados a partir dos dois últimos grupos definidos como prioritários pelo governo do Estado. A secretária de Saúde, Roberta Paganini, explica que a priorização por profissão foi feita a partir de dados epidemiológicos de Pelotas que apontam maior incidência de casos positivos entre os grupos que serão vacinados no mutirão.
— Nós sabemos que esses profissionais estão na linha de frente, então estão expostos. Esperamos que mais rápido possível a gente possa receber mais doses para avançar para os outros grupos — afirma a Paganini
Os prédios onde o mutirão será realizado ficam na rua Gonçalves Chaves, 3.218, próximo ao Colégio Assis Brasil, e no Campus Pelotas, com entrada pela rua Jornalista Cândido de Mello, estacionamento do Instituto. As aplicações iniciam as 8h e vão até as 20h.
A prefeitura iniciou nesta sexta-feira (5) o pré-cadastro de idosos acamados que precisam ser vacinados. A expectativa é de que esse grupo comece a ser imunizado com a chegada do próximo lote de vacinas ao sul do Estado.