O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (13) que as doses da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford devem ser distribuídas em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Como a Anvisa informou que decidirá no domingo (17) os pedidos de autorização para uso emergencial, temporário e experimental das vacinas, pode ser que, na sexta-feira (22), os Estados comecem a receber as doses.
— A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados na sua proporção de população e grátis — disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante pronunciamento em Manaus nesta quarta-feira (13).
Cerca de 2 milhões de doses do imunizante devem chegar no Brasil, no sábado (16). O lote, de cerca de 15 toneladas, ficará armazenado no Rio de Janeiro, de onde será distribuído aos Estados.
Nesta quinta-feira (14) um avião da Azul decola do aeroporto de Recife (PE) para buscar as vacinas na Índia. As doses são produzidas pelo laboratório Serum, em Mumbai.
— É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já estamos com todos os documentos de exportações prontos — disse Pazuello.
Além dos 2 milhões de doses da vacina de Oxford, o Brasil também conta com mais 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, produzidas pelo laboratório Sinovac.
No total, o Brasil já tem garantidas 354 milhões de doses contratadas após acordos realizados com laboratórios, de acordo com o Ministério da Saúde.