A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesta quarta-feira (27) a chegada de mais 15 pacientes clínicos em tratamento da covid-19 vindos de Rondônia. Eles devem desembarcar no aeroporto Salgado Filho entre 1h e 2h desta sexta-feira (29).
O Rio Grande Sul disponibilizou 50 leitos para atender os doentes vindos do Norte do país. Na madrugada desta quarta, os primeiros nove pacientes chegaram ao Estado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com a SES, todos são pacientes de leitos clínicos, que não estavam em unidades de tratamento intensivo (UTI) e só devem precisar de tratamento intensivo no caso de apresentarem piora. Ainda não há informações para onde os doentes acometidos pela covid-19 serão levados. O Grupo Hospitalar Conceição, o Hospital de Clínicas e o Hospital Universitário de Canoas estão com alas reservadas aos pacientes vindos de fora do RS.
As autoridades de saúde do Estado reforçaram os protocolos de avaliação desses doentes. Antes do desembarque, eles serão examinados dentro do avião. Conforme a secretaria, eles ficarão isolados de outros pacientes com covid-19. A medida serve como precaução por causa de uma nova variante do coronavírus encontrada na Região Norte.
Conforme a secretaria, a chegada dos rondonienses não impacta o cálculo das bandeiras do modelo de distanciamento controlado. Os pacientes ocuparão leitos clínicos, cujo percentual de ocupação está baixo neste momento — menos de 25%. Por se tratarem de pessoas vindas de outro Estado, os hospitais não irão incluir os leitos utilizados no painel de acompanhamento da taxa de ocupação no Rio Grande do Sul.
O Estado do norte do país vive um aumento no número de hospitalizações de pacientes com a covid-19. Com cerca de 1,7 milhão de habitantes, Rondônia registrou, até esta quarta-feira (26), 119 mil casos da doença, com 2.149 mortes desde o início da epidemia. Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, a ocupação de leitos de UTI estava em 84,5% nesta quarta-feira.