Até o momento, está sendo muito bem guardado o nome da técnica em enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) que receberá a primeira dose de CoronaVac no Rio Grande do Sul. Uma solenidade está sendo preparada para o final da tarde desta segunda-feira (18). O local da cerimônia, em algum ponto da instituição, ainda não foi divulgado pela assessoria de imprensa.
Sabe-se que a profissional trabalha há mais de 10 anos no HCPA, é muito querida pelos colegas e esteve de plantão durante a última madrugada. Segundo Nadine Clausell, presidente do hospital, a colaboradora foi informada nesta manhã que havia sido escolhida para representar os profissionais da linha de frente no combate à covid-19.
Em grupos de WhatsApp, circulam comentários a partir de informações divulgadas pela imprensa, na tentativa de adivinhar quem é a "sortuda".
"Quem vai ser?", questionou uma funcionária. Colegas informaram que ainda não sabiam o nome, apenas que teria trabalhado na noite passada, conforme relato de Nadine ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha. Emojis "pensativos" foram inseridos na conversa.
"Booooom dia! Quem vai ser a primeira vacinada?", perguntou outra funcionária.
O ritmo frenético de trabalho, diante das demandas dos doentes internados em estado grave ou gravíssimo, não permite diálogos muito longos.
— Todos estão ansiosos — descreveu uma enfermeira intensivista do CTI exclusivo para pacientes com diagnóstico suspeito ou confirmado de infecção por coronavírus. — Nossos técnicos são ótimos. Todos têm perfil exemplar. Padrão HCPA — completou, orgulhosa.