O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, prepara pronunciamento para ir ao ar ainda nesta quarta-feira (6) em cadeia de rádio e TV, às 21h. A ideia é explicar nesse discurso, que tem três minutos de duração, como funcionará o plano nacional de imunização contra a covid-19.
Por enquanto, o governo federal não tem data definida para o início da vacinação, já que nenhuma farmacêutica entrou com pedido de uso emergencial de imunizantes junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Uma medida provisória será assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (7). A norma traria permissão para aquisição e aplicação de vacinas que já foram aprovadas por agências reguladoras do Exterior sem a necessidade do aval da Anvisa. Essa informação não foi confirmada pelo Ministério da Saúde.
Nesta quarta-feira pela manhã, Pazuello encaminhou mensagem ao governador Eduardo Leite informando que o governo federal apresentaria regras para aquisição de vacinas contra a covid-19. De acordo com relatos de prefeitos que participaram do encontro, a mensagem do ministro foi em resposta à preocupação dos novos eleitos. Pazuello informou que uma medida provisória será assinada por Bolsonaro até esta quinta-feira.