O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) informou que a enfermeira Marlei de Melo Policena, 50 anos, morreu na manhã de sábado (9), em decorrência da covid-19. A profissional atuava há 20 anos no Hospital São Camilo, na cidade de Esteio, região metropolitana da Capital.
Por meio de nota, a entidade lamentou o falecimento. De acordo com o texto, Marlei era graduada em enfermagem desde 1997, quando se formou na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e foi “descrita por colegas como uma mulher guerreira, amante da profissão, comprometida e aconselhadora”.
Em dezembro, a enfermeira completou 23 anos de formada e publicou um texto sobre a profissão em seu perfil nas redes sociais. "Essa pandemia veio nos ensinar a ter empatia, nos colocarmos no lugar do outro, a pensarmos durante o isolamento de um parente, amigo ou paciente o quanto é importante estarmos unidos, nos respeitando! Peço a Deus que ilumine a todos com saúde e felicidade! Vamos nos cuidar e cuidar dos outros! Esse é o meu lema nesses 23 anos!", diz um trecho.
Segundo o Coren, com a morte de Marlei já são 18 profissionais da categoria que morreram devido ao coronavírus no Estado.
O Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul (Sergs) também pulicou uma nota de pesar sobre a morte da enfermeira, destacando que ela era uma “colega dedicada e querida por todos”. Ismael Miranda da Rosa, vice-presidente do Sergs, fazia plantões ao lado de Marlei no hospital em Esteio e lamentou a perda da colega:
— Perdemos mais uma enfermeira para a covid, sabemos que muitos foram tirados do vale da morte por ela, mas quis o destino levar nossa guerreira incansável Marlei. Meu sentimento é de gratidão por termos estados juntos nessa guerra contra a covid, peço que Deus conforte nossos corações.