Meses depois de figurar como uma das capitais brasileiras com menor incidência de coronavírus, Porto Alegre apresenta um quadro de piora no total de infecções e na proporção de mortos em sua população em relação às demais capitais. Com 5.021 casos de contaminação por 100 mil habitantes, a capital gaúcha está em 14° lugar no comparativo nacional. Os números são acompanhados por uma marca: nesta sexta-feira (15), a cidade superou 2 mil mortos pela doença.
Quando o cálculo é em relação às mortes causadas por covid-19, Porto Alegre tem 133 óbitos por 100 mil habitantes, o que a tira da lista das 10 capitais com menor letalidade provocada pelo coronavírus, na qual já figurou, ficando com o 17° maior índice na comparação nacional. Quanto ao total de casos de infecção pela doença, Porto Alegre é a nona capital com maior número de contaminados.
O levantamento, feito por GZH, usa dados oficiais do Ministério da Saúde atualizados até a tarde de quinta-feira (14) e leva em conta o tamanho da população de cada localidade.
Pela comparação nacional, Boa Vista (RR) tem a pior incidência do vírus, com 13.226 casos por 100 mil habitantes, e o Rio de Janeiro (RJ) registra o maior total de mortes por 100 mil habitantes, com 235 óbitos.
Em abril de 2020, porém, Porto Alegre estava entre as 10 capitais com menor incidência de coronavírus. A taxa na capital gaúcha era de 27 casos a cada 100 mil habitantes, cerca de quatro vezes menos do que em São Luís (MA), Recife (PE) e Fortaleza (CE), na época.
Em junho do ano passado, o município conseguiu se manter com o quarto menor ritmo de expansão da pandemia mesmo com a mudança de estratégia, que passou a prever testes para todo caso suspeito de coronavírus. Antes disso, apenas os pacientes mais graves e profissionais de saúde eram examinados.